segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A volta dos que não foram

Eu pensava que a moda dos anos 80 nunca mais ia voltar. Achava que ia seguir aquele ditado: “o que passou, passou”. Eu achava feio e estranho: calças de cintura alta ou aquela lavagem manchada, hoje, não estão inclusas nos meus itens de moda prediletos. Mas, pelo o que tenho visto, vai voltar. Tanto nas lavagens como nos cortes e estilos. Acho que no Brasil ainda é algo restrito a um grupo que gosta de se destacar. São aqueles que têm coragem de encarar os olhares de estranhamento do mundo ao redor. Já que existem modas que causam uma certa repulsa inicial, até os olhos se acostumarem com seu apelo estético. Assim é a moda: um dia brega, no outro in.




O jeans nunca deixou de fazer parte do nosso vestuário. Muitas vezes teve seu acesso restrito e ultimamente ganhou um status de luxo. Mas passou um certo tempo sendo utilizado apenas como a parte de baixo do conjunto do look: a calça jeans, que permanece. Agora, remetendo à época de popularização do tecido jeans, além da calça e do macacão, décadas de 80/90, estamos vendo o retorno. Jeans em todo lugar: no sapato, na bolsa, na tiara, na fivela, na camisa, no colete, na saia, no vestido e aonde der. O jeans é a matéria-prima e com este tipo de material a gente brinca, descolore, recorta, desenha, faz patchwork.


Numa época onde a moda é a sua moda e onde existe a possibilidade e a liberdade como temas-chave, o jeans se encaixa perfeitamente.


Nenhum comentário: