Atualmente existe uma forte presença e insistência de campanhas voltadas ao jeans nas lojas de departamento brasileiras. As mais recentes são da C&A (com a Fergie) da Riachuelo (com a Pool e seu Jorge) e a Marisa que tentou uma campanha meio tímida só com ponto de venda.
O fato é que parece que esse artigo do vestuário, em especial a calça jeans, tem sido âncora de vendas para as lojas de departamento nacionais voltadas para a moda. Numa reportagem do dia 01.07.09, a WGSN indica que os Estados Unidos mantém um forte Mercado de denim que movimenta um valor estimado de $8bi. Mesmo com a recessão, o Mercado de jeans aumentou 4,6% em relação a março do ano passado nos EUA.
O Brasil ocupa um lugar privilegiado no Mercado mundial. “Alternando-se no posto ano a ano com China e Turquia, o País já é o maior produtor de denim do mundo, com 25 milhões de metros fabricados por mês. Não à toa, grandes empresas nacionais como Vicunha, Santista e Cedro Cachoeira vêm investindo pesado em inovação, produção e exportação. Junte nessa panela a criatividade dos estilistas locais, a já consagrada sensualidade da moda brasileira, uma boa pitada de empreendedorismo e pronto. Está feita a receita que tornou o Brasil uma referência internacional em jeanswear, movimenta um setor de R$ 8 bilhões por ano e vem gerando fortunas pessoais para gente que começou do zero.” E além de produzir também consome: o Brasil é o segundo maior Mercado consumidor de jeans no mundo, atrás apenas dos EUA.
Vale ressaltar sobre o comportamento das pessoas em relação ao jeans:
- A mulheres têm em media 7 pares de calça jeans
- De 13 – 24: 9 pares
- De 25 – 34: 8 pares
- De 35 – 55: 7 pares
- De 56 – 70: 5 pares
- Mulheres geralmente usam jeans 4 vezes por semana.
Quanto à fidelidade de marca:
- 52% compram marcas que já possuem
- 6% preferem novas marcas
- 42% não têm preferência (esse dado aumenta para 59% na faixa etária de 13 – 24 anos.
Fontes: Terra e Portal WGSN
Um comentário:
De onde vc tirou esses dados sobre o comportamento das pessoas em relação ao jeans?
Postar um comentário